Como saber quando devo entrar com um Processo de Não-Condutor
Continua depois da Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Na entrevista acima eu falo sobre o carro da Família: Aquele que está em nome da Pessoa com Deficiência ou de Mobilidade Reduzida usado diretamente para atender as necessidades do Beneficiário e que acabam atendendo as necessidades da Família como um todo.
A inclusão através de um carro comum com isenção de impostos também acontece com o chamado Não-Condutor, que terá seu veículo guiado pelo seu responsável legal e/ou condutores autorizados – podem ser indicados até 3. Ele não pode dirigir por causa de sua deficiência ou por ser menor, mas o seu direito é garantido por lei.
Quem é o Não-Condutor
1º – Menores
Com qualquer uma das Deficiências previstas na Lei de Isenções: Deficiência Física, Visual, Intelectual ou Autistas.
2º – Adultos com Deficiência Física
Que por causa de uma doença/trauma ou tratamento dela tiveram a Redução da Mobilidade ou amputação de pelo menos 3 membros, sejam eles inferiores, superiores ou a combinação de ambos. A redução da mobilidade é caracterizada por falta de sensibilidade, formigamento, fraqueza, paralisação parcial, alteração da função motora, encurtamento, deformidades (que não sejam apenas estéticas), etc..
Dependendo da Região: Soma-se ao grupo de Não-Condutores o adulto com qualquer deficiência física prevista na Lei de Isenções. Ele ou ela conseguirá entrando simplesmente com um processo de Não-Condutor, não apresentando sua CNH (caso a possua) e fazendo a indicação de quem irá dirigir o carro.
Idosos ou pessoas que possuem habilitação e não queiram mais dirigir, ou ainda aquelas que nunca dirigiram e não possuem a intenção de tirar a CNH Especial estão normalmente nesta lista.
Com o passar do tempo, a tendência é que estas pessoas não consigam mais tirar as Isenções como Não-Condutoras, as obrigando a tirar a CNH Especial. Como sei disso? Porque quando comecei este Blog (e até hoje), em São Paulo, apenas quem era incapaz fisicamente de dirigir e aqueles que são deficientes físicos reprovados no exame (não passavam de jeito nenhum no teste prático) é que conseguiam o deferimento no processo, desde que atendessem os demais requisitos.
Um ano depois foi a vez de Santa Catarina possuir a mesma exigência. A tendência é que os fiscais de outros estados com base em normas internas de análise de processos, passem a ser mais exigentes como são hoje nestes dois estados.
3º – Adultos/Menores com Incapacidade
Que não podem mais dirigir ou nunca poderão, pois a doença é incapacitante. Um exemplo seria um cardiopata grave. Não pode dirigir sob o risco de morte súbita ao volante.
4º – Adultos e Menores
Que nunca poderão dirigir, por possuírem Deficiência Visual, Intelectual (adquirida antes dos 18 anos) ou Autismo.
Quer Comprar um Carro com Desconto e NÃO PAGAR IPVA Nunca mais? DESCUBRA AQUI se Você TEM DIREITO às Isenções:
Artigos Relacionados:
– Como comprar carro com até 30% de desconto
– Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
– Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
– 4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
– ICMS-SP para todo o Brasil
Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Parceria e Sistema
COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
Consultores em sua Região
LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!
Fontes
– TV Globo | Bom dia RN
– Canal da Despnet no Youtube
– Curso Como Fazer Isenção (CFI)
Uma resposta
Michael Streidl
Quem é o Não-Condutor? Saiba mais sobre Como identificar através das 4 Maneiras aqui demonstradas quando devo entrar com este tipo de Processo.