SAIBA MAIS sobre como fica a situação do IPVA no final do ano
Muitos estados já divulgaram o calendário do IPVA 2020, alguns estados inclusive divulgaram o valor de tabela. Iremos dar algumas dicas sobre transferência veicular, de quem é devido o IPVA e assim por diante.
Pra quem não sabe o IPVA, quando chega nessa época de final de ano, os estados começam a divulgar no Diário Oficial a tabela de valores venais, geralmente no final do ano, em alguns estados em novembro.
Continua depois da Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Muitas pessoas se confundem a respeito do valor venal, porque creem que se baseiam na tabela FIPE. O valor venal, não tem relação alguma com a tabela FIPE, o valor venal vem de setembro, onde verificam o valor dos modelos veiculares e criam essa tabela de valores venais que será referência para o cálculo do IPVA do ano seguinte.
Na tabela FIPE, observamos o modelo do carro, na tabela de valores venais o ponto é sempre a data de fabricação do carro, o estado coloca as informações para você calcular, cada estado tem a sua alíquota.
Geralmente,nessa época do ano, muitos estados já divulgaram suas tabelas, a do Estado de São Paulo, por exemplo, não foi divulgada ainda, é necessário que se fique atento aos prazos para não ter problemas.A boa notícia é que, se comparar o IPVA do carro do último ano, para o ano seguinte, poderá observar uma redução do valor desses IPVA. No Ceará, por exemplo, terá redução média de 4,29%,e em São Paulo (que é um dos IPVAS mais caros) terá uma redução de 3,54%.
Existem estados que os pagamentos do IPVA são baseados na época de licenciamento, outros são no meio do ano,mas em São Paulo, temos no começo do ano e por final de placa.Se você possui dúvidas a respeito de como funciona em outros estados, poderá conferir entrando no site da Secretaria da Fazenda do seu respectivo estado.
Algumas dúvidas surgem também, em relação a quem é devido o valor do IPVA:
Se por exemplo, uma pessoa estiver vendendo o carro e tiver isenção de IPVA desse ano e fizer a baixa em fevereiro, ela terá que pagar o IPVA do outro ano ou o comprador do veículo?É importante deixar claro que o IPVA é devido no primeiro dia do exercício seguinte de quem estiver com o carro, a mesma coisa se aplica se você pegar um carro sem isenção de IPVA,mesmo antes de vencer a cota única, a dívida é sua.
Artigos Relacionados:
– Como comprar carro com até 30% de desconto
– Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
– Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
– 4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
– ICMS-SP para todo o Brasil
– Por que sua próxima paixão poderá ser um Audi
Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Parceria e Sistema
COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
Consultores em sua Região
LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!
Fontes
Deixe uma resposta