SAIBA COMO é feito o Processo de Isenção de IPVA para Carros PCD e entenda a razão da burocracia
Existem muitos questionamentos a respeito da Isenção de IPVA devido as nuances entre as regiões do Brasil, e sabendo disso iremos abordar um pouco mais sobre os principais aspectos deste tópico dentro do mercado de Carros PCD.
É importante observar que não existe o termo “carro PCD”, o que ocorre é que os fabricantes de veículos acabam criando essa categoria para que carros que possuem um preço dentro de um teto sugerido e que atendem portadores de necessidades especiais consigam entrar na isenção de IPVA com mais facilidade.
Continua depois da Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Antigamente, em São Paulo, a entrada no processo de isenção de IPVA para taxistas, por exemplo, era feita de forma manual diretamente na Secretaria da Fazenda de São Paulo, e foi feito dessa forma até pouco tempo atrás. Mas atualmente, a isenção de IPVA ficou automática, exceto para alguns veículos, que são um pouco maiores e o processo continua sendo manual.
Surgiu a dúvida de uma seguidora a respeito da existência de Isenção de IPVA para menor não condutor, e a resposta para essa pergunta é que não, a isenção automática não existe e a entrada no processo ainda tem de ser feita na maneira padrão.
Já no caso da pessoa com deficiência, alguns lugares não se preocupam muito com o protocolo de isenção de IPVA, apenas o Laudo utilizado no processo de isenção é anexado. Neste caso, com a pessoa devidamente caracterizada como PCD, o DETRAN acaba desbloqueando o primeiro emplacamento sem recolher o IPVA proporcional, caso ocorra, esse processo não anula a necessidade de entrada no processo de isenção.
Se fosse suspensa a necessidade de protocolar a isenção de IPVA de carro novo no emplacamento, o processo seria bem menos burocrático. O estado de São Paulo possui um teto, logo torna possível a pessoa que conseguir a isenção de ICMS possua também a isenção de IPVA.
No caso do táxi, existe um número delimitado de concessão, tornando previsível o volume de recolhimento de impostos para o Estado. No caso do PCD, é sabido que ¼ (um quarto) da população pode ter direito a isenção, mas apenas entre 8%(oito por cento) a 11%(onze por cento) conseguem adquirir – contudo esse número não para de crescer, e o Estado acaba aumentando a burocracia para que continue a manter o recebimento de impostos.
O processo é de isenção automática é possível, mas acaba sendo improvável, pois, como já foi dito anteriormente, o Estado usa da burocracia para dificultar a isenção e dessa forma, continuar recebendo impostos. Por isso, mais uma vez enfatizamos que é extremamente importante procurar um especialista capacitado para dar entrada no seu processo de isenção de IPVA, para que exista a garantia de que seu processo seja ágil, seguro e eficaz.
Artigos Relacionados:
– Como comprar carro com até 30% de desconto
– Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
– Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
– 4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
– ICMS-SP para todo o Brasil
– Por que sua próxima paixão poderá ser um Audi
Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Parceria e Sistema
COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
Consultores em sua Região
LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!
Fontes
Deixe uma resposta