Aprenda a dominar o máximo de cada fase dele
Sempre que escuto falar sobre ciclo de vida, logo me vem na lembrança a época de escola, aula de ciências e meu caderno brochura cuidadosamente encapado pela minha mãe. E Nele eu escrevendo à lápis: “Os seres vivos nascem, crescem, reproduzem-se, envelhecem e morrem”. Penso que baseado nisso é que especialistas em negócios aproveitaram esse termo, também para produtos e serviços. Ainda, uma infinidade de disciplinas o utilizam.
Pra muitos colegas, eu vivi o tempo das cavernas dos Despachantes Documentalistas. Já para os “antigões”, eu praticamente não vi mudanças, se claro comparado à eles.
Comecei a trabalhar com isso em 1996, há 22 anos atrás em Santos, litoral de São Paulo. Naquela época, assim como agora, lá o IPVA era recolhido no início do ano. Para recolhê-lo, era preciso preencher à máquina uma guia amarela com o valor do IPVA daquele ano, correspondente ao ano e modelo do veículo. Essas informações a gente tinha que consultar no Diário Oficial do Estado. Nós que inseríamos os dados do contribuinte e valores que seriam recolhidos através daquela guia. Preenchíamos à máquina!
Naquela época, a maioria dos despachante mantiam relacionamento anual com seus clientes, através de cartinhas impressas em impressora matricial. Os dados que preenchiam essas cartas estavam em um programa que rodava muito bem em nosso computador “286” com monitor monocromático, mostrando na tela letrinhas sempre verdes!
Continua depois da Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Despachante Documentalista era Despachante Policial mesmo. Fazíamos serviços do Detran e ponto. Ganhávamos dinheiro preenchendo guias na máquina de escrever, tirando xerox, fazendo licenciamentos, transferência e soltávamos fogos quando o cliente nos trazia uma nota fiscal, para fazermos o 1º emplacamento do carro dele.
Quando o novo código nacional de trânsito entrou em vigor, um novo serviço surgiu: O recurso de multa. Fiz vários recursos. No começo a defesa era batida à máquina, claro. Depois apareceu o Word e as coisas ficaram mais fáceis, pois eu pude salvar vários modelos de defesa. Eu fiz mais de 1000 recursos de multa e me orgulho de ter conseguido uma taxa de deferimento de 20%. Mas isso vou deixar pra contar outra hora.
Depois do IPVA e principalmente do Licenciamento virarem eletrônico no estado de São Paulo, comecei a ver vários despachantes fecharem. Ainda vejo despachantes fecharem.
E por que fecharam e ainda fecham? Simplesmente por que negligenciaram a existência do Ciclo de Vida do Serviço. Quando o serviço morreu, morreram juntos com ele.
Ciclo de Vida significa mudança. E como diria John F. Kennedy: “A mudança é a lei da vida. E aqueles que confiam somente no passado ou no presente estão destinados a perder o futuro.”
Os gestores desses negócios que morreram, provavelmente ignoraram essa lei. Confiaram no passado ou no presente. Perderam o seu futuro. Conforme os principais serviços que sustentavam seu negócio foram morrendo, seu Catálogo de Serviços foi empobrecendo e os clientes começaram a deixar de consumir.
Toda empresa deve possuir um lista de serviços dentro de um Catálogo de Serviços bem definido. Esse catálogo deve ser sempre alimentado por novos serviços, novas expertises que vão sendo incorporadas ao quadro de habilidades da empresa. Conforme alguns serviços vão morrendo, novos serviços os substituem. Resultado: o negócio continua.
Você Assessor Documentalista é aquele que atua na esfera público-administrativa, seja qual for sua profissão: Despachante, Advogado, CFC, Contador, Vendedores de Automóveis, ou Especialistas em áreas como DPVAT e Isenções. Você tem o papel de Consultor, de Realizador e suas especialidades devem ser atualizadas o tempo todo. Novas Expertises adicionadas em seu Portfólio de Serviços devem ser uma constante e não um acidente.
No próximo artigo entrarei nos detalhes do Modelo do Ciclo de Vida do Serviço. Não perca!
Quer Comprar um Carro com Desconto e NÃO PAGAR IPVA Nunca mais? DESCUBRA AQUI se Você TEM DIREITO às Isenções:
Artigos Relacionados:
– Como comprar carro com até 30% de desconto
– Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
– Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
– 4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
– ICMS-SP para todo o Brasil
Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Parceria e Sistema
COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
Consultores em sua Região
LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!
2 Respostas
Michael Streidl
CONFAZ Prorroga Convênio 38 até 30 de Abril de 2017
No dia 02 de Outubro, último, o CONFAZ se reuniu novamente a fim de discutir a prorrogação do convênio permissivo a isenção do ICMS na compra de veículos ZERO KM para pessoas com deficiência, beneficio este que venceria em Dezembro/2015. Ficou decidido então a prorrogação até 30 de Abril de 2017, sendo que foi mantido o teto de R$ 70 mil reais.
Moacir Capillé
Brilhante essa historia, vc. foi a fundo na maquina de escrever kkkkkk. realmente era trabalhoso.