O modelo do Ciclo de Vida do Serviço
Este artigo é uma continuação do artigo anterior, sobre o mesmo tema:
Ciclo de Vida do Serviço | Como ele impacta o seu negócio
No artigo anterior falamos sobre o Ciclo de Vida do Serviço e o impacto no seu negócio. Hoje você irá se aprofundar mais no assunto…
O modelo do Ciclo de Vida do Serviço é a sua história completa através de suas fases de vendas: Introdução, Crescimento, Maturidade, Declínio e Finalização.
1. Introdução do Serviço (Nascimento)
Irei mesclar disciplinas para melhor demonstrar cada fase e subfase do Ciclo de Vida do Serviço. Eu tenho experiência prática nisso, mas muito do que aqui escrevo é baseado em estudos de especialistas que construíram frameworks públicos como o ITILv3, ISO/IEC 20000, ISO 9000, CobIT, etc.. O que se aplica lá também pode ser aplicado aqui. Dentro da fase de Introdução do Serviço devem existir 5 Subfases. São elas: Estratégia do Serviço, Desenho do Serviço, Transição do Serviço, Operação do Serviço e Melhoria Contínua do Serviço. Irei explicar uma a uma na sequencia.
Continua depois da Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
1.1 Estratégia do Serviço
Uma oportunidade é detectada e o empreendedor ou seus líderes decidem na criação de um novo serviço. A ideia do serviço é discutida e metas de arquitetura são definidas.
1.2 Desenho do Serviço
É a arquitetura do serviço. É aqui que o serviço é criado de fato. O serviço desenhado define todos processos, valores e metas a serem atingidas e a sua divulgação.
1.3 Transição do Serviço
O que foi desenhado anteriormente é colocada em prática. O Catálogo de Serviço passa a possuir em sua lista este novo serviço. Os colaboradores são treinados no novo serviço. Primeiros casos começam a ser atendidos experimentalmente.
1.4 Operação do Serviço
Todos os colaboradores responsáveis já foram treinados e começam a atender o novo serviço. Todos os itens necessários para sua existência e divulgação já estão operando. Aqui você efetivamente começa a ganhar dinheiro com esse serviço.
1.5 Melhoria Contínua do Serviço
Os serviço já está em operação e você já está ganhando dinheiro com ele. Agora você precisa coletar dados! Tempo de cada processo (fases), custos, lucros, informações antes desconhecidas, avaliações dos clientes são coletadas e tabuladas. Os gráficos gerados a partir destes dados ajudam à você tomar decisões de melhorias, buscando possuir novos diferenciais em relação aos concorrentes e tornar-se excelência no segmento.
Crescimento do Serviço
Com o serviço operacional e a conquista progressiva de novos clientes, aumentam as vendas. Seus concorrentes percebem o seu surgimento com apreensão, pois passam a perder os primeiros clientes mal atendidos pra você. Sem contar o fato de seu preço ser bastante competivo, pois você ainda é pouco conhecido no mercado. Você está começando a adquirir musculatura e a entender melhor os limites atuais do serviço novo.
Maturidade do Serviço (Reprodução)
Atividades que antes exigiam esforço passam a ser automáticas. Sua marca já está associada a este serviço. Por ter se tornado um Expert no assunto, você começa a perceber outras ramificações possíveis deste serviço que poderiam gerar novos serviços.
Declínio do Serviço (Envelhecimento)
Mudanças de comportamento dos prospectos (clientes em potencial) e dos próprios clientes influenciados por novas tecnologias ou mudança de regulamentos, leis, e novas demandas ou possibilidades causam a redução gradual da procura do seu serviço. Aos poucos ele vai se tornando pouco rentável.
Fim do Serviço (Morte)
O serviço não é mais praticado no mercado. Não existe mais procura, pois deixou de ser necessário.
Conclusão
O importante aqui foi entender que tudo tem um tempo e você deve se preparar para ele. Busque novos serviços e aproveite ao máximo o momento entre a Maturidade e o Declínio do Serviço. Este intervalo é o responsável pela maior parte de seus resultados em todo o ciclo de vida. Quanto mais atento você estiver no mercado, maior será este intervalo para cada serviço, pois você aproveitará ao máximo o que chamo de “Ciclo da Prática do Serviço”.
No próximo artigo entrarei nos detalhes do Ciclo da Prática do Serviço. Não perca!
Quer Comprar um Carro com Desconto e NÃO PAGAR IPVA Nunca mais? DESCUBRA AQUI se Você TEM DIREITO às Isenções:
Artigos Relacionados:
– Como comprar carro com até 30% de desconto
– Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
– Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
– 4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
– ICMS-SP para todo o Brasil
Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Parceria e Sistema
COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
Consultores em sua Região
LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!
3 Respostas
Lorena Tolentino
O texto é muito bom, mas o site é muito carregado.
Michael Streidl
CONFAZ Prorroga Convênio 38 até 30 de Abril de 2017
No dia 02 de Outubro, último, o CONFAZ se reuniu novamente a fim de discutir a prorrogação do convênio permissivo a isenção do ICMS na compra de veículos ZERO KM para pessoas com deficiência, beneficio este que venceria em Dezembro/2015. Ficou decidido então a prorrogação até 30 de Abril de 2017, sendo que foi mantido o teto de R$ 70 mil reais.
leonardo
Olá gostei muito do tema abordado.
Gostaria de saber se tem possibilidade de enviar via email algumas referencias teoricas sobre este tema
Desde já agradeço
Leonardo frederico