As novas regras do Confaz sobre a Isenção de ICMS para as Pessoas com Deficiência preveem mudanças nos graus de condições previstas no convênio. A atualização passará a valer a partir de ano que vem, buscando combater fraudes.
O convênio atualizado sobre as Isenções de ICMS para as PCD (Pessoas Com Deficiência) entrará em vigor em 1º janeiro de 2021, aceitando a partir de então, apenas os graus moderados ou graves, dependendo da patologia ou condição. A mudança já está dando o que falar entre os diversos grupos defensores dos direitos da Pessoa com Deficiência, que discutem sobre a possível perda de direitos de parte deste público.
Continua depois da Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
O Convênio ICMS 59/20, de 3 de agosto, alterou o convênio ICMS 38/12 que concede isenção do ICMS nas saídas de veículos destinados a Pessoas com Deficiência física, visual, mental ou autista, publicado pelo Confaz (Conselho Nacional da Fazenda).
A alteração afetará somente as Pessoas com Deficiência Física. Por exemplo, uma pessoa com hérnia de disco (problema de coluna) que não possua sequelas graves no tocante a condução veicular, não terá mais acesso ao direito, pois tal condição é considerada de grau leve.
Isso deveria ser o obvio, já que a interpretação geral sobre o direito à isenção, já descritas em vários artigos da Despnet é a seguinte:
A ação do Confaz tem como objetivo colocar no convênio simplesmente a interpretação que já existe sobre o direito. No entanto, ainda de forma rasa. E além disso, endurece a ameaça aos profissionais de saúde responsáveis pela perícia e emissão do laudo.
Justificativas para as Mudanças
Com isso, eles acreditam que tal ação favorecerá a queda de fraudes por partes destes mesmos profissionais de saúde, no que tange aos diagnósticos incorretos, com intuito de beneficiar quem de fato não teria direito a isenção.
Também haverá um certo receio por parte de alguns peritos do Detran em aprovar a alteração da CNH para a CNH Especial, pois muitos se negarão a atualizar o documento por causa dessas novas regras. No caso de injustiças (que provavelmente acontecerão com mais frequência a partir de agora) ainda teremos a nossa disposição o remédio judicial, já comum para estes casos em várias regiões do Brasil.
Vale lembrar que o valor do teto para a aquisição de um Carro PCD 0KM não foi alterado nesta última reunião, permanecendo o mesmo desde 2009: R$70 mil reais (isenção de ICMS), conforme reza o Convênio ICMS 38, de 30 de Março de 2012.
– Como Comprar Carro com Desconto: O Guia do Direito à Isenção
– Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
– Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
– 4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
– ICMS-SP para todo o Brasil
– Isenção de IPI e ICMS | Quanto tempo leva o Processo?
– CPF | Como Fazer a Alteração de Dados Cadastrais
Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Parceria e Sistema
COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
Consultores em sua Região
LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!
Fontes
Uma resposta
Henrique Miguel
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!