A nova lei que altera o acesso a Isenção de IPVA, adota a expressão “Severa ou Profunda” aos Deficientes Físicos, o que pode diminuir o número de benefícios aprovados no estado de São Paulo.
Após a PL 529/20 de João Dória (PSDB) ser transformada na Lei nº 17.293, o trecho em específico “Deficiência Física Severa ou Profunda” foi acrescentado na seção VI sobre o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), no artigo 21. Entretanto, a frase pode causar confusão nas fiscalizações de benefícios fiscais futuramente.
Isso se deve, ao termo utilizado na lei não atender às especificações médicas na área da saúde, ou seja, para comprovação da patologia do Condutor ou Não-Condutor, não existirá as palavras “Severa” ou “Profunda” no Laudo Médico para se referir a um grau de gravidade mais preocupante da Pessoa com Deficiência.
O governo do estado de São Paulo realizou alterações na lei antiga sobre Isenção de IPVA para combater fraudes fiscais, além de visar a arrecadação de mais impostos. Segundo o governo, houve um prejuízo de R$ 300 milhões apenas com ilegalidades sobre os benefícios.
Continua depois da Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Entenda as novidades nos últimos dias.
Comunicado do Governo do Estado de São Paulo
Continuando, foram questionados os direitos sobre as Isenções, isso por conta de um pequeno aumento de 2,1% de pessoas comprovando patologias ou condições num período de quatro anos.
Para o governo, o número de pessoas que passaram a provar suas condições é baixo, não justificando a duplicação de Isenções de Impostos aprovadas no estado (em torno de 138 mil em 2016 para 330 mil em 2019).
De maneira geral, é necessário o combate as irregularidades de pessoas que tentam se aproveitar dos direitos criados ao público PCD. Apesar disso, as restrições passaram a ser mais burocráticas e questionadas pelos especialistas.
Isso se deve a necessidade de as Pessoas com Deficiências obterem um carro adaptado a partir de agora, sendo que apenas um em cada dez carros necessitam de uma adaptação de fato, e é claro, da futura desinformação que pode acarretar nas fiscalizações com o termo “Severa ou Profundo”.
Por que “Severa ou Profundo”?
Então, o termo “Severa ou Profundo” surge como uma maneira de confundir a Perícia Médica e os fiscais da Secretária da Fazenda, com o intuito de diminuir o acesso do público PCD aos descontos sobre veículos 0KM.
Se as pessoas partirem para o conceito: “Pessoas que hoje ou no futuro podem ou poderão dirigir um veículo com adaptação ou pessoas que nem hoje ou no futuro podem ou poderão dirigir veículos mesmo com adaptação” ficará mais claro entender quem tem direito às Isenções de IPI, ICMS, IPVA e o IOF.
A partir de agora, será necessário a gravidade ser “Severa ou Profunda” no caso de Deficiente Físicos. Além disso, serão realizadas vistorias anuais e os beneficiários antigos, precisarão fazer um recadastramento para permanecer sem pagar anualmente o tributo em São Paulo.
Quer Comprar um Carro com Desconto e NÃO PAGAR IPVA Nunca mais? DESCUBRA AQUI se Você TEM DIREITO às Isenções:
– Como Comprar Carro com Desconto: O Guia do Direito à Isenção
– Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
– Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
– 4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
– ICMS-SP para todo o Brasil
– Isenção de IPI e ICMS | Quanto tempo leva o Processo?
– CPF | Como Fazer a Alteração de Dados Cadastrais
Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Parceria e Sistema
COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
Consultores em sua Região
LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!
Uma resposta
Henrique Miguel
E aí, gostou do artigo??! Deixe seu comentário! Compartilhe!!
Ele é muito importante para a melhoria contínua do serviço que fazemos para você!!!