ENTENDA quais são e como funcionam os órgãos de emissão de laudo médico
No artigo de hoje, iremos falar à parte que tange o laudo médico, tomando como base o anexo cinco, que é usado como parâmetro para outros laudos também, como o de deficiência mental, deficiência mental severa e deficiência visual. É a mesma base porque para fim de processo, os laudos podem ser em nível de Receita Federal ou Secretaria da Fazenda do seu Estado, ou até eventualmente, ter a necessidade de ser emitido por um determinado órgão específico.
Vamos usar o laudo da Receita Federal como exemplo, por ser mais genérico, que pode ser utilizado em vários órgãos inclusive para isenção de IPVA em muitas regiões e também para cartão DEFIS. Tem uma parte do laudo, que é bem confusa, no passado o laudo médico vinha com duas informações: Clínica médica credenciada ao DETRAN e serviço médico credenciado ao SUS.
Continua depois da Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
A Receita Federal e posteriormente alguns órgãos estaduais resolveram dificultar um pouco esse processo, separando e listando os órgãos onde seria possível para emissão do laudo médico. Quando se vai submeter o laudo no processo de isenção,através de um assessor documentarista, esse laudo precisa ser emitido por um desses tipos de unidades credenciadas.
Muita gente questiona sobre a emissão do laudo mesmo quando é do próprio estado, se o número do CNPJ que precisa constar é o do DETRAN, mesmo quando a clínica médica é externa ao DETRAN, esse é um engano por parte de alguns peritos de algumas regiões, mas não é freqüente na maioria das regiões.
Vamos explicar brevemente os órgãos que emitem o laudo médico:
Em São Paulo, é bem diversa a questão de unidade emissora. As clínicas são separadas do DETRAN, então ou a clínica emite o laudo, sem assinatura ou CNPJ do DETRAN, ou é feito em conjunto com o DETRAN, neste caso, a clínica preenche o laudo médico, com assinatura dos médicos, depois é encaminhado para o DETRAN, para ser assinado pelo responsável do DETRAN, se tornando assim, um laudo composto, chamado anteriormente de laudo de sete vias.
Existe também o Serviço Credenciado pelo DETRAN, que é uma clínica ou junta médica credenciada pelo DETRAN, que emite o laudo. O Serviço Público de Saúde, que nada mais é que o SUS (conhecido como postinho, policlínica, etc).
O Serviço privado que integra o sistema de saúde SUS, o que é mais recomendado, pois você vai emitir um laudo por uma clínica particular vinculada ao SUS. E por fim, o Serviço Social Autônomo, (como APAE, Casa da Esperança, etc), que são instituições de serviço social que se credenciam ao SUS e que vivem de doações.
Precisamos novamente, enfatizar que o recomendado é que a pessoa procure um especialista na área de isenções e não lute pelos seus direitos sozinha, pois os processos são excessivamente burocráticos e complexos até mesmo pros profissionais. Somente um especialista qualificado, poderá garantir agilidade e eficácia no seu processo de isenção.
Artigos Relacionados:
– Como comprar carro com até 30% de desconto
– Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
– Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
– 4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
– ICMS-SP para todo o Brasil
– Por que sua próxima paixão poderá ser um Audi
Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Parceria e Sistema
COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
Consultores em sua Região
LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!
Fontes
Deixe uma resposta