Isenção de ICMS e a Profecia Apocalíptica do 31 de Outubro
Os boatos de um fim iminente estavam por toda parte. Foi sob esta tensão que a Pessoa com Deficiência que iniciou o seu processo de Isenção em algum momento dos últimos 6 meses viveu cada dia enquanto a nota fiscal de seu tão sonhado carro não era emitida.
A única esperança do fim deste terror (ou a confirmação dele) seria uma reunião antes do vencimento, uma nova prorrogação e a garantia de seu carro isento na garagem.
E enfim, a reunião do dia 29 de Setembro. Em Brasília a 166ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ aconteceu…
Continua depois da Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Na reunião, celebraram o Convênio ICMS 127/2017 que prorrogou 15 convênios, e dentre eles, o tão esperado ICMS 38/2012, a Lei da Isenção de ICMS para a Pessoa com Deficiência.
Terror
O governo causou pavor sobre a possível extinção do convênio. Com o noticiário falando em rombos federais, suspensão de diversos benefícios fiscais no Rio de Janeiro por falência em suas contas públicas, e em Minas Gerais, idas e vindas de legislações bizarras mostrando claramente a tentativa de barrar o direito dos deficientes. Essas e outras situações fizeram o terror ser instaurado no Mercado.
A estratégia do medo foi bem articulada neste ano. A última renovação do convênio 38/2012 foi atípica – publicada no Diário Oficial da União no dia 26 de Abril (a apenas 4 dias de seu vencimento) através do Convênio ICMS nº 49/2017, e com um nova validade: Um prazo de apenas 6 meses. Isso só poderia ser o sinal do fim.
O sinal do fim fez com que a Pessoa com Deficiência, seus familiares, e inclusive profissionais que são essenciais no processo, passassem por um verdadeiro calvário nesses últimos dias.
Dor de barriga foi pouco, especialmente pra quem já estava na reta final do processo de Isenção de ICMS ou com a autorização já na fábrica, onde o alívio só viria com a emissão da nota fiscal constando o desconto do imposto.
Boatos se espalharam em todos os seguimentos do Mercado de Isenções: Dia 31 de Outubro seria o Fim da Isenção de ICMS? A data apocalíptica não se concretizará, e quem se deu bem no final não foi a Pessoa com Deficiência e sim, o governo.
O Convênio, que venceria no próximo dia 31 de Outubro, agora vale até o dia 30 de Abril de 2019, sem o aumento do Teto, e com mudanças.
Esqueceu do Teto?
Enquanto a discussão sobre o fim da Isenção só aumentava, a pressão em cima do Confaz para aumentar o teto, só diminuía.Os últimos 6 meses foi de tranquilidade para o governo, pois já tinha a intenção na prorrogação. Já quem depende deste direito se distraiu com o seu iminente fim.
De Julho de 2009 – última atualização do Teto – até Agosto de 2017, a inflação acumulada foi de 63,6% de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPC-A – IBGE). Se o teto fosse corrigido pela inflação, hoje, poderíamos comprar um carro com isenção total que valesse até R$ 114.494,98.
As vendas dos modelos Creta e Corolla foram suspensas em Setembro por suas montadoras. As opções de compra chegaram ao seu nível mínimo.
Novas Mudanças
O formulário Anexo II passou por mudanças:
- Retiraram da frase “Atestamos, para a finalidade de concessão do benefício previsto no Convênio ICMS 38/12, que o requerente retro qualificado possui a deficiência abaixo assinalada: ” o “previsto no Convênio ICMS 38/12”;
- Retiraram o campo “Assinatura Carimbo e registro do CRM”;
- Retiraram da listagem de patologias que prevêem a isenção, a Ostomia. A Ostomia já havia sido retirada da lista de doenças que dão o benefício em um convênio anterior, o ICMS 28/17. Pois é, se você ainda não sabia, a Ostomia está fora desta Isenção, desde 01 de maio de 2017.
O anexo II é um formulário pouco utilizado neste processo, já que a legislação permite a cópia autenticada do laudo utilizado na Receita Federal e o original do Detran.
Outra mudança importante foi a desobrigação de apresentar até o décimo quinto dia útil, cópia autenticada da nota fiscal que documentou a aquisição do veículo. A decisão sobre a necessidade do documento agora ficará a cargo da Secretaria da Fazenda de seu estado.
Quer Comprar um Carro com Desconto e NÃO PAGAR IPVA Nunca mais? DESCUBRA AQUI se Você TEM DIREITO às Isenções:
Artigos Relacionados: Direito às Isenções
- Como comprar carro com até 30% de desconto
- Como tirar a CNH Especial | Pessoa com Deficiência
- Laudo: Perito do Detran ou Médico do SUS?
- LOAS | O que acontece com o seu Direito?
- Isenção de IPVA | Como NÃO pagar IPVA nunca mais
- 4 Dicas de Como encontrar um Bom Profissional em Isenções
Publicidade
Como Fazer 30 PROCESSOS de Isenção POR MÊS começando do ZERO
Aprenda a trabalhar com Isenções como os Grandes do Mercado!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK GRATUITO! CLIQUE AQUI.
Parceria e Sistema
COMO ADQUIRIR O SISTEMA E SE TORNAR UM PARCEIRO DESPNET? CLIQUE AQUI.
Consultores em sua Região
LISTA DE ESCRITÓRIOS ESPECIALISTAS EM ISENÇÃO POR REGIÃO. CLIQUE AQUI.
E aí, gostou do artigo? Deixe seu comentário! Compartilhe 😉
Ele é muito importante para a Melhoria Contínua do Serviço que faço pra você!
Fontes:
23 Respostas
Lucas Beggiato
Michael,
com essa renovação até abril/2019, voce acredita em mudança do teto pro ano que vem (eleitoral)? Acho que colocaram até 2019 exatamente por isso…
Sérgio Melo
Olá Michael, tudo bem? O meu IPI acaba de ser aprovado e quem cuida do meu processo disse pra correr e escolher o Carro para a isenção do ICMS. Ao consultar as revendas descobri que o Suv CRETA e Captur estão suspensos para venda, sobrando apenas o Kicks para ser adquirido (Corolla embora Sedam, suspenso também). Você tem alguma informação confiável do retorno das vendas destes Modelos? Quais riscos corro de ficar aguardando?
Gustavo Araujo
Sérgio, ouvi dizer que o Creta deve voltar em Janeiro. O Corolla não volta mais. Tudo isso não é nada oficial, apenas boatos. IPI e ICMS estão com suas legislações renovadas. A única preocupação que você deve ter agora é com o vencimento das autorizações. Peça o carro a pelo menos 3 meses antes de vencê-las.
Sérgio Melo
Gustavo, obrigado desde já pelas informações. Quanto ao IPI sei que a isenção vale por 9 meses, correto? E o ICMS que só poderei pedir depois de escolher qual Carro e Revenda, como ficará? Enquanto aguardo, por exemplo, o Creta voltar a ser disponível para PCds, o pedido de isenção ficará congelado? Qual o prazo pra dar andamento ao ICMS, sem correr riscos?
Moacir Junior
Boa noite!
Amigo parabéns pelo artigo, to com um processo de isenção de ICMS do estado de São Paulo aguardando retorno e isso já fazem 70 dias, a concessionaria que me atendeu disse que tem que aguardar e não dar uma previsão de como esta o processo, existe alguma forma de acompanhar como esta o processo de isenção de ICMS do estado de são Paulo?
Essa concessionaria é da Hyundai e queria saber se realmente meu pedido do CRETA esta na montadora, pois já entreguei toda documentação na loja, porém existe essa questão de aguardar o ICMS de São Paulo.
Michael Streidl
Moacir, infelizmente o pedido não pode ser feito ao fabricante sem este documento. 70 dias é o tempo que tem demorado um processo no posto fiscal de campinas (onde o seu processo está neste momento). Já deve estar para sair. Se realmente o protocolo foi feito neste tempo e não houve notificação de irregularidade, sua autorização deve sair em 1 ou 2 semanas.
Celso Araújo
Olá Tiago, favor, como ficou a situação dos ostomizados quanto a isenção do IPI, ainda está valendo ou também foi excluído do IPI?
CELSO LUIS ARAUJO
Olá Michel, perdoe o erro na troca do seu nome.
Fernando Porto
Olá Boa noite. Houve alguma alteração com relação a isenção de IPVA também? Recebi uma informação numa CC Jeep de que o governo de SP irá conceder a isenção somente a carros com o teto de 70 mil. Acima disso não haveria mais a isenção do IPVA. Isso seria real?
Michael Streidl
Olá Fernando. Sim. Segue o artigo que falo sobre isso: https://www.despnet.com/isencao-de-ipva-deu-com-uma-mao-e-tirou-com-outra/
João Manoel
Bom dia Michael, depois de uma longa espera pela liberação do ipi, minha mãe teve o pedido indeferido pelo auditor da Receita Federal que alegou que ela não poderia adquirir o carro por ela ser aposentada com um salário mínimo, mas a renda do grupo familiar listado no processo com todas as comprovações necessárias até mesmo extrato de conta de integrante do grupo equivalem a uma renda compatível com a aquisição do veículo. A pergunta é, a renda do grupo familiar é considerada para compra? Ele pode reverter esse indeferimento?
Obrigado.
Michael Streidl
Olá João, obrigado pelo seu comentário!
Este artigo penso que pode responder a sua pergunta: https://www.despnet.com/loas-x-isencao-de-ipi/
Marcelo de Souza
Sera que a hyundai vai respeitar o consumidor e entregar o modelo do creta com os opcionais que foi apresentado antes suspensão dos pedido do modelo…
Michael Streidl
Vamos torcer que sim. Mas duvido que todos os pedidos protocolados dentro do prazo deles possam a dar algum tipo de problema. Da parte do faturamento em relação ao ICMS não poderia mais ser o motivo.
Dam Isenções
Realmente um descaso para com os PCD’s e infelizmente uma grande articulação da canalhice.
Michael Streidl
Concordo plenamente Dam. Não acho que irão aumentar teto neste ano. Talvez tenhamos chances em ano eleitoral. Talvez 2018 seja o ano. Vamos torcer.
Dam Isenções
Que assim seja!
Leandro Pinheiro de Maseno
Michael boa noite, futuramente tenho vontade de financiar um carro acima dos 100k como uma ix35 ou compass, porem o nosso digníssimo governador mais uma vez tirou os direitos das pessoas de bem e que querem tentar realizar seus sonhos pois limitou o ipva que seria no mínimo duas a três prestações deste veiculo, é possível entrar com processo para obter tal direito, lembrando que cada vez mais os carros com o limite de 70k estão cada vez mais pelados…..
Existe algum movimento ou vereador apoiando esta causa?
Michael Streidl
Sim Leandro. Estamos conversando com alguns advogados e em breve teremos novidades.
Américo Poli
Pois é, para os PCDs nada, no entanto, para os veículos diplomáticos, TAXISTAS, entre outros, NÃO HÁ O BENDITO “TETO” DO ICMS. Acho que não podemos esperar mudanças brevemente, todavia, a única coisa que ainda podemos insistir é que os R$ “setentinhas” defasados sejam mantidos mas com a possibilidade de nós pagarmos o ICMS sobre o valor que ultrapassar essa “fábula de dinheiro” defasadíssima, repito É o mínimo. Uma pergunta: quem, dos políticos faladores luta por nós? – É bom sabermos para não dar votos aos Excelentíssimos vagabundos que se lixam para quem precisa e têm os direitos tolhidos.
Michael Streidl
O ideal sem dúvida seria extinguir o teto.
Michael Streidl
Isenção de ICMS e a Profecia Apocalíptica do 31 de Outubro. Saiba o porquê de boatos de um fim iminente estarem por toda parte. Deixe o seu comentário!
Américo Poli
Tá difícil…mas como expus no comentário acima – feito com o fígado – é bom tomarmos ciência de quem nada faz pelos PCDs. As urnas os farão ver a diferença, somos muitos!”